EDIFÍCIO SIGNORE DEL BOSCO

PALACETE MARTINELLI

O Palacete Martinelli, situava-se na avenida Oswaldo Cruz nº 149 e foi reprojetado pelo arquiteto Antônio Virzi. Nas fotos ao lado observamos um pouco da opulência arquitetônica de Antônio Virzi, um dos mais fantásticos arquitetos que andaram por essas terras.

As imagens possivelmente tiradas junto ao gradil da residência mostram o estilo surrealista de Antônio Virzi, um injustiçado Galdi Carioca que teve praticamente todas as suas obras na nossa cidade pulverizadas pela especulação imobiliária dos anos 60 e 70.

O palácio era apelidado de “dente cariado”, dada a indefinição de suas formas, internamente luxuosa, tinha 80 lustres de cristal Lalique misturados a móveis Luís XV e Luís XVI e painéis art nouveau. É impressionante notar as sucessivas camadas de relevos que vão dando um ar de penetração para dentro da construção mesmo em uma simples imagem, e como esse relevo brota das lisas colunas da varanda. Há gárgulas, colunetas mouriscas, elementos góticos, renascentistas numa orgia estética. Na residência, misturavam-se os estilos gótico e florentino, a construção luxuosa exibia mármores em cores berrantes e um excesso de ornamentos e esculturas. Apelidaram-na “dente cariado”, dada a indefinição de suas formas. Internamente luxuosa, tinha 80 lustres de cristal Lalique misturados a móveis Luís XV e Luís XVI e painéis art nouveau.





1/1

Foto: Gyorgy Szendrodi

Foto: Gyorgy Szendrodi

Foto: Gyorgy Szendrodi

Foto: Gyorgy Szendrodi

Foto: Gyorgy Szendrodi

Acervo - Revista LIFE

Acervo - Revista LIFE

Site sem interesse comercial e propõe-se a divulgar imagens e um pouco da história do local. Caso haja algum item em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, envie-nos um e-mail e retiraremos a respectiva parte ou indicaremos o crédito.